quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Umectação e óleos legais



Voltando à programação capilar, nesse post eu vou falar sobre algo maravilhosamente milagroso que eu jurava que não funcionaria: Umectação.

Umectação é um "banho de óleo" que damos no cabelo, sim, óleo, todos os tipos de óleos (desde que sejam 100% naturais), óleo de amêndoas, de rícino, de semente de uva... óleo!

Aí você me fala "Ai Thais, mas meu cabelo é oleoso, vai só piorar se eu fizer umectação" E é nessa hora que você se engana! Eu também acreditava que isso nunca ia dar certo, que ia deixar meu cabelo de seboso pra mais! Mas não! A umectação, na maioria das vezes deixa o cabelo até mais bonito do que algumas mascaras nutritivas por aí!

Sério mesmo!

Eu comecei meio desacreditada, comprei o óleo de rícino (ou óleo de mamona, dependendo do estado que vc está) e óleo de amêndoas, os dois baratinhos, comprados na farmácia aqui do bairro, não deu R$10,00 a conta toda.

Primeiro eu usei os dois pra batizar o nosso bom e velho amigo yamasterol, batismo que em épocas de vacas magras pra comprar uma máscara de N legal, quebra aquele galho.
Misturei os óleos no creme e passei no cabelo, pus a touca e fiquei uns 20 minutinhos com ele no cabelo.
Achei que ia ser uó tirar o óleo do cabelo, mas quando enxaguei ele saiu lindão e deixou meu cabelo parecendo que tinha usado um creme mesmo... com aquela textura super molinha, derretendo na mão, mas sem deixar seboso. Depois que secou meu cabelo ficou com um brilho LIMDO!
Aí, já que meu cabelo aceitou bem a ideia do óleo, tomei coragem pra fazer a umectação. A receita é simples, antes de dormir você separa o cabelo e aplica o óleo mecha a mecha, mas ATENÇÃO! O único óleo que pode ser aplicado na raiz dos cabelos é o óleo de rícino, não aplique mais nenhum óleo na raiz que pode simplesmente obstruir o seu folículo e dar alguns problemas futuramente.
Quando eu apliquei, queria usar primeiro só o óleo de rícino e depois o óleo de amêndoas, pra ver qual reagiria melhor e tudo mais... mas, o óleo de rícino é muito, muito, muito, muito difícil de aplicar, ele não espalha de jeito nenhum! Além de ser grosso ele é mega fedido aí não deu, apliquei ele só na raiz, e depois misturei com um pouco do óleo de amêndoas pra conseguir aplicar no cabelo todo, até as pontas. Cabelo super seboso, fiz um coque frouxo no topo da cabeça, coloquei uma toalha no travesseiro e BOA NOITE! No dia seguinte você acorda meio sebosa e tudo mais, mas é só tomar banho que tá tudo resolvido! O óleo de rícino é bem difícil de tirar, precisei de boas 4 enxaguadas com shampoo até sentir que os fios estavam limpos. Normalmente eu faço a umectação no dia anterior da fase de nutrição do cronograma, então, depois de tirar bem todo o óleo do couro cabeludo com o shampoo, apliquei a máscara de N, enxaguei e apliquei o condicionador. Quando o cabelo secou... gente... cadê ponta espigada e porosa? Cabelo com um certo peso, alinhado e com as pontas muito mais comportadas e bonitas... e sem contar o brilho MARAVILINDO que deixa! É muito amor!

Vamos dançar pra sentir o balanço desse cabelo bem nutrido!

Eu usei esses óleos mais baratinhos porque eu to pobre e porque aqui em Suzano City é difícil de achar uma variedade maior de óleos 100% naturais, mas tem óleo de todo tipo e para todos os gostos! É só se certificar que não tenha nada de óleo mineral na mistura e pode tacar sem dó no cabelo! rs

Ah! curiosidade: O óleo de rícino também é usado em quem tem falhas na sobrancelha ou pra aumentar os fios dos cílios, ou até nos cabelos, porque? Não sei, to testando pra ver se é verdade numa falha que apareceu recentemente na minha cabeça... vamos ver se é isso tudo mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário